Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes | Expodonto Odontologia - Clínica Odontologica
Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes

Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes

Home » Estética » Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes

hipolabor-alerta-9-alimentos-que-escurecem-os-dentes

28.09.2018 | POR:Administrador

Evite esses 5 alimentos que escurecem os dentes

Muitas pessoas estão em busca de um sorriso perfeito e branquinho, e para isso acabam recorrendo a inúmeros procedimentos, inclusive o próprio clareamento dental feito com dentistas e até mesmo em casa. Mas você sabia que alguns alimentos podem acabar comprometendo todo esse processo?

Sim, existem certos alimentos cuja pigmentação é prejudicial ao esmalte dos dentes, isso porque acabam manchando ou desgastando, o que escurece os dentes e faz com que percam a aparência de saudáveis e bem cuidados. E se você pensa que são apenas “besteiras” que podem fazer isso, já alertamos que está enganado. Até um alimento considerado muito saudável pode acabar manchando seus dentes. Ficou curioso para saber quais são esses alimentos? Continue lendo esse texto e confira 5 deles!

Café

Não, não é um mito que o consumo de café escurece os dentes. Isso acontece principalmente quando o consumo não é seguido de higienização. O café possui propriedades que podem alterar e muito a pigmentação dos dentes, o que pode variar inclusive de acordo com a temperatura em que a bebida é consumida.

Açaí

Já no momento do consumo é possível notar que o açaí modifica a cor dos dentes, isso porque a sua pigmentação é bastante alta, o que provoca o escurecimento dos dentes. No entanto, diferentemente do café, as manchas permanentes variam de acordo com o tipo da arcada dentária do indivíduo. As pessoas que possuem maior porosidade nos dentes, por exemplo, são as que estão mais sujeitas às manchas provocadas pelo consumo de açaí.

Refrigerante

Além de fazer mal para o organismo como um todo, o consumo de refrigerante também é prejudicial para a saúde a aparência dos dentes. Isso porque essa é uma bebida muito ácida, que pode acabar dissolvendo parte do dente, penetrando nos poros do mesmo e até mesmo em pequenos canais, o que pode causar problemas mais sérios.

Beterraba

Pode parecer um pouco estranho que um alimento que apresenta tantos benefícios à saúde apareça em uma lista como essa, mas acontece que a beterraba, devido à sua pigmentação, também apresenta riscos de escurecimento e de manchas aos dentes. No entanto, não é necessário parar de comer beterraba por conta disso. Basta apenas que, após o consumo, a higienização com escovação e fio dental nos dentes seja feita.

Bebidas alcoólicas em geral

No caso de vinhos, o que preocupa é a sua pigmentação mais forte, que pode acabar manchando os dentes (mesmo caso do açaí, pode ser observado logo após o consumo). Já no que diz respeito às demais bebidas alcoólicas, o álcool pode ser um grande fator preocupante, já que pode promover o desgaste dos dentes, inclusive dissolvendo sua estrutura. O fermento bastante comum em cervejas também é prejudicial, já que pode ajudar na fixação de microrganismos nocivos de forma mais rápida.

Todos os alimentos citados acima podem acabar manchando os dentes, e em alguns casos até mesmo gerando problemas mais sérios. Para se ver livre desse problema, o indicado é que a higienização dos dentes seja feita sempre após consumi-los.

Deixe um Comentário

Relacionados

periodontia

7 mitos sobre clareamento dental

O clareamento dental é o sonho (e agora realidade) de muitas pessoas. Isso porque é normal que nosso sorriso vá perdendo o tom branquinho de quando somos pequenos, o que pode acontecer pelos mais diversos motivos, desde a alimentação desequilibrada até o hábito de fumar, por exemplo. leia mais
clareamento

Conheça os tipos de clareamento dental

O clareamento dental é um tratamento dentário cada vez mais cobiçado por milhares de pessoas, e de uns tempos para cá ele tem se tornado também bastante acessível. leia mais
faceta-ou-lente-de-contato-dental

Facetas e lentes de contato dental, o que ela pode fazer pelo seu sorriso

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim. leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail