Gravidez e os cuidados odontológicos | Expodonto Odontologia - Clínica Odontologica
Gravidez e os cuidados odontológicos

Gravidez e os cuidados odontológicos

Home » Higiene Bucal » Gravidez e os cuidados odontológicos

gravidas

03.04.2018 | POR:Administrador

Gravidez e os cuidados odontológicos

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico!

Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê.

Dica importante…

Uma alimentação adequada auxilia a saúde durante a gravidez. O cálcio é um dos importantes nutrientes indicados para dieta da gestante, pois auxilia na formação dos ossos e dentes do bebê. Lembrando que, a gestante não perde cálcio durante a gravidez, toda formação do bebê será por meio da alimentação da mamãe.

Temos também o ácido fólico, o qual ajuda na prevenção de defeitos de nascença como, por exemplo: defeitos no palato, cérebro, lábio e até na coluna vertebral do bebê.

Sim, existem desordens bucais durante a gestação

Um dos muitos fatores de alteração bucal durante a gravidez é a gengivite, onde se percebe os dentes bastante sensíveis, gengiva com sangramento, inchada e vermelha. Quando se nota a gengivite o orientado para os cuidados em casa é manter uma boa escovação várias vezes ao dia, com uma escova muito macia, fio dental com delicadeza para não machucar a gengiva irritada e uso de uma pasta de dente com flúor.

Não se esqueça claro do acompanhamento com o dentista que perceberá essas alterações logo no início. Após o parto estes sintomas devem desaparecer quando bem cuidados durante a gestação.

Para as grávidas que tem vômitos e enjoos…

Muito cuidado e atenção para enxaguar sempre bem a boca após algum episódio de vômito, pois o ácido gástrico pode danificar os dentes se ficar por muito tempo na boca. Esperar pelo menos 30 minutos após enxaguar a boca para realizar uma boa escovação dos dentes.

E podem ser realizados todos os tratamentos dentários nessa fase?

No geral sim, o objetivo maior é trazer boa saúde a gestante para que tenha tranqüilidade nessa fase, nada de dores ou desconfortos. Devemos evitar o RX no primeiro trimestre da gestação, mas em caso de urgências e liberação médica pode ser feito com bastante cautela e uso do avental de chumbo para maior proteção da paciente.

A anestesia é liberada na gestante, a única observação é a de que não contenha vasoconstritor, sendo assim é muito importante avisar ao cirurgião dentista sobre a gravidez para que ele já esteja preparado e tome os devidos cuidados.

É um grande MITO que a gravidez destrói os dentes da gestante, causando cáries e perdas!

Não mamães, a gravidez não causa perda ou problemas agressivos nos dentes como cáries e sangramentos exacerbados por exemplo. Tanto seja uma paciente gestante ou não gestante, se não houver cuidados com uma alimentação equilibrada e uma boa higiene oral, este paciente terá provavelmente uma saúde bucal ruim e como conseqüência até perder algum dente por indevida atenção com a limpeza dos mesmos.

Alimentação regulada, boa escovação, uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista sempre serão os cuidados essenciais para se ter saúde em sua boca independente da fase de vida em que se esteja. Para as gestantes, melhor momento para se cuidar ainda mais e passar por essa fase com tranqüilidade e conforto!

Deixe um Comentário

Relacionados

Escova-de-dentes-ideal

Como escolher a escova de dentes ideal

Todo mundo quer ter um belo e saudável sorriso, isso é um consenso. Mas o que poucas pessoas sabem é que a escolha da escova de dentes é parte crucial nesse processo, não apenas no que diz respeito à beleza dos seus dentes, mas também no que corresponde à sua qualidade de vida. leia mais
mau-halito

O que você não sabia sobre o mau hálito bucal

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico! Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê. […] leia mais
remedios-para-a-gengivite

A famosa Gengivite!

Sim, as grávidas podem e devem fazer acompanhamento odontológico! Durante a gravidez os hormônios sofrem grandes variações, o que pode afetar a saúde bucal, fazendo assim muito necessária a visita ao consultório odontológico para que o dentista cuide e oriente sobre essa fase. Manter a saúde oral é garantir também uma saúde geral do bebê. […] leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail