Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor! | Expodonto Odontologia - Clínica Odontologica
Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor!

Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor!

Home » Implantodontia » Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor!

implante

03.04.2018 | POR:Administrador

Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor!

Perder um dente pode ser tanto prejudicial a beleza de sorrir, quanto trazer outros problemas como perca óssea, movimentação dos dentes saudáveis, falha na mastigação e muitos outros fatores negativos. Como solução para tal acontecimento, temos na odontologia os Implantes Dentários, os quais vem na intenção de repor um ou mais dentes perdidos na boca, trazendo de volta o conforto e a estética do sorriso. Os implantes podem ser de apenas um dente ou um conjunto de muitos elementos.

Para substituir a raiz e servir de suporte se é colocado um pino de titânio no osso e sobre ele um dente ou mais quando necessário. O índice de rejeição é muito baixo e na maioria dos casos o sucesso do implante se mantem por muitos e muitos anos com adequado acompanhamento do dentista e bons cuidados do paciente.

E como é colocado um implante?

O primeiro passo é a fase do planejamento, uma das mais importantes, onde o dentista analisa o caso com ajuda de radiografias do paciente e exame do local que irá receber o implante. Assim, ele elabora o cronograma do procedimento, fase na qual se orienta o paciente e tiram-se as dúvidas.

O segundo passo é a cirurgia, onde se é colocado o pino no osso conforme foi planejado anteriormente. Uma cirurgia simples, com anestesia para que não haja nenhum tipo de dor e de rápida duração. Se necessário, coloca-se um dente provisório no local, que ficará temporariamente até que o definitivo venha a ser instalado.

O terceiro passo é a espera da cura, onde o dentista programa geralmente entre 6 a 4 meses, nesse tempo o osso deve se aderir ao pino e firmá-lo.

O quarto passo é a instalação da coroa de porcelana ou conjunto, que imitam o formato e cor dos dentes do paciente e são fixados ao pino já cicatrizado e firme.

E se o paciente não possuir nenhum dente na boca?

Neste caso o implante também vem como grande indicação para melhora e conforto deste paciente que na maioria dos casos já usa prótese total (dentadura). Realiza-se um planejamento de boca toda, coloca-se em média de 4 pinos ao osso e sobre eles, no final do tempo de cura se instala um protocolo, semelhante a prótese total (dentadura), porém mais confortável e agora fixo, onde o paciente não precisará retirar e terá melhora na mastigação, fala e estética.

Qual o melhor momento para se colocar um implante?

O ideal é que seja colocado o implante no momento da extração do dente ou pouco depois. Em casos de anos após a perca de um dente também se pode colocar o implante, o importante é que tenhamos bastante osso saudável para se aderir ao pino. No caso de perca óssea temos a solução do enxerto, tanto ósseo quanto gengival, na intenção de mais sucesso ao implante.

Vale sempre lembrar…

O planejamento é essencial em qualquer tratamento odontológico, principalmente para os implantes, sendo assim, não deixe de esclarecer todas suas dúvidas com seu dentista e saber quais são as melhores indicações para seu caso.

Deixe um Comentário

Relacionados

implante

Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: quem tem implantes pode usar aparelho ortodôntico? Acontece que essa não é uma questão muito fácil de ser respondida, isso porque existem vários fatores que precisam ser analisados antes de chegar a uma resposta final e definitiva. leia mais

Qual melhor tipo de implante dentário?

Desde a finalidade funcional até a estética os implantes dentários desempenham um papel muito importante na vida das pessoas. Muitas passam anos sem comer direito, sem sequer sorrir pela falta de alguns dentes, o que é muito prejudicial tanto à sua saúde física quanto à sua autoestima como um todo. leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail