Quem tem implante dentário pode usar aparelho? | Expodonto
Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

Home » Implantodontia » Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

implante

02.10.2018 | POR:Administrador

Quem tem implante dentário pode usar aparelho?

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: quem tem implantes pode usar aparelho ortodôntico? Acontece que essa não é uma questão muito fácil de ser respondida, isso porque existem vários fatores que precisam ser analisados antes de chegar a uma resposta final e definitiva.

Se você possui implantes e deseja saber se há alguma contraindicação quanto ao uso de aparelho ortodôntico, continue lendo esse texto. Aqui abordaremos quais os fatores que devem ser levados em consideração para que você possa ou não fazer uso do aparelho ortodôntico. Tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto a seguir. Boa leitura!

Algumas coisas que precisamos saber sobre o implante

O implante é um procedimento odontológico que tem como objetivo substituir os dentes ausentes do paciente, além da finalidade funcional, ele também exerce uma finalidade estética. Para isso, parafusos de titânio são fixados no osso e recebem uma coroa através de um componente de encaixe. Dessa forma, esses “parafusos” são totalmente imóveis, pois ficam presos ao osso.

Sobre o aparelho ortodôntico

Já no que diz respeito à dentição natural, o que acontece é que os dentes são presos ao osso por um conjunto de estruturas próprias do organismo, o que possibilita certa movimentação. Quando o indivíduo que não possui implantes odontológicos passa a usar aparelho ortodôntico, esse consegue fazer toda a movimentação necessária, alinhando e corrigindo os dentes, já que as estruturas próprias do organismo garantem esse movimento.

Ou seja, quando falamos sobre o uso de aparelhos ortodônticos por pessoas que possuem implantes dentários, é comum que logo concluamos que esse é um uso improvável, já que os implantes dentários impossibilitam totalmente a movimentação dos dentes, pois prendem os dentes ao osso de forma definitiva. No entanto, existem alguns aspectos a serem levados em consideração nesse sentido.

Caso o tratamento com o aparelho ortodôntico tenha como objetivo a movimentação dos dentes para frente, e os implantes foram realizados justamente nos dentes de trás, podemos considerar que se trata de um caso bastante complicado de ser resolvido, já que acontece um atrito entre os dois processos.

Mas, caso contrário, o tratamento ortodôntico é sim viável, pois o atrito será descartado e os dentes serão corrigidos e alinhados, inclusive os provenientes do implante dentário, que servem como base para que os dentes naturais restantes sejam corrigidos através do tratamento ortodôntico.

Sendo assim, nada impede que uma pessoa que tem implantes dentários faça uso de aparelho ortodôntico, muito pelo contrário, em certos casos, dependendo da localização do dente implantado, ele acabará até mesmo ajudando no tratamento ortodôntico e contribuindo com a sua evolução.

No entanto, assim como em qualquer outro tratamento ortodôntico, é essencial que se busque o auxílio de um profissional da área, o dentista. Apenas ele conseguirá mensurar até que ponto o tratamento ortodôntico (quando necessário) se faz viável para o paciente, e de que forma o “casamento” com os implantes pode acontecer sem que haja algum prejuízo à saúde bucal ou até mesmo à estética dos dentes.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Deixe um Comentário

Relacionados

Qual melhor tipo de implante dentário?

Desde a finalidade funcional até a estética os implantes dentários desempenham um papel muito importante na vida das pessoas. Muitas passam anos sem comer direito, sem sequer sorrir pela falta de alguns dentes, o que é muito prejudicial tanto à sua saúde física quanto à sua autoestima como um todo. leia mais
implante

Implantes Dentários, tirando as dúvidas e conhecendo melhor!

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: quem tem implantes pode usar aparelho ortodôntico? Acontece que essa não é uma questão muito fácil de ser respondida, isso porque existem vários fatores que precisam ser analisados antes de chegar a uma resposta final e definitiva. Se você possui implantes e deseja saber se há alguma contraindicação quanto […] leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail