Pretende melhorar seu sorriso com o aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas | Expodonto Odontologia - Clínica Odontologica
Pretende melhorar seu sorriso com o aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas

Pretende melhorar seu sorriso com o aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas

Home » Ortodontia » Pretende melhorar seu sorriso com o aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas

ortodontia

03.04.2018 | POR:Administrador

Pretende melhorar seu sorriso com o aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas

O aparelho ortodôntico é um grande aliado dos dentistas, com a função de corrigir as posições dos dentes, melhorando assim a oclusão (mordida), a estética do sorriso, problemas de mau hálito, formação óssea, entre outros benefícios. Dentes na posição correta são mais fáceis de higienizar, tem menos possibilidade de trauma ou perda precoce além de melhorar a aparência e harmonia do sorriso.

Não existe idade definida para o uso do aparelho, sendo assim, qualquer paciente pode receber esse tratamento. São muitos os fatores que levam a indicação do aparelho, pode ser caso hereditário, perda tardia do dente decíduo (dente de leite), sucção de dedo, perda de algum dente permanente, entre muitos outros motivos para se ter dentes desalinhados e má oclusão (mordida errada).

Existem até casos específicos como dores musculares, bruxismo, indicação para implante, que são também conduzidos ao uso do aparelho.
Temos na odontologia os aparelhos ortopédicos, os quais são indicados na fase infantil e pré-adolescência, ajudando no desenvolvimento ósseo durante o crescimento, trazendo assim, melhor adequação do conjunto mastigatório. Em geral, esses pacientes são identificados pelo Odontopediatra, dentista que cuida e acompanha desde os primeiros dentes na boca.

Para a fase adulta (dentes permanentes), são mais utilizados os aparelhos fixos. Nesta classe temos os metálicos, estéticos, auto ligáveis ou para alguns casos, os alinhadores invisíveis. O mais tradicional, o metálico, é composto pelos bráquetes, o fio ortodôntico e as ligaduras (borrachinhas). Esse conjunto faz com que pequenas forças sejam aplicadas aos dentes através das ligaduras sobre o fio, movendo os dentes de posição.

Cada paciente passa por uma avaliação do dentista, junto de exames recomendados para executar o planejamento e qual tipo de aparelho será mais indicado. Nesse planejamento pode ser indicado extração de algum dente, tratamento restaurador ou outra intervenção para colaborar com o tratamento ortodôntico dependendo da necessidade de cada paciente.

E quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento ortodôntico leva tempo, de meses ou anos para que seja concluído. Tudo depende do caso a ser resolvido, idade, colaboração do paciente com suas manutenções e técnica utilizada para correção. Quanto antes se iniciar, menos tempo será preciso para finalizar.

O tratamento é doloroso?

Nos primeiros dias pode-se sentir algum desconforto, mas será somente até que o paciente se acostume com o aparelho na boca. No caso das manutenções nos dois primeiros dias, devido a força aplicada para movimentação também pode-se sentir os dentes doloridos. Vale lembrar que dor é bastante relativa, cada paciente sente em determinada forma e quantidade. É um tratamento tranquilo e que traz um resultado grandioso.

Importante lembrar…

Os aparelhos ortodônticos devem ser acompanhados por um dentista capacitado. Colaborando com um sucesso ao final do tratamento o paciente deve manter bons cuidados com a higiene, já que o aparelho facilita o acúmulo de alimentos, deve comparecer ao consultório sem faltar as manutenções, evitar alimentos extremamente duros que podem vir quebrar o aparelho e sempre seguir com atenção todas as recomendações do seu dentista.

Deixe um Comentário

Relacionados

criancas

O momento certo de levar seu filho ao dentista

O aparelho ortodôntico é um grande aliado dos dentistas, com a função de corrigir as posições dos dentes, melhorando assim a oclusão (mordida), a estética do sorriso, problemas de mau hálito, formação óssea, entre outros benefícios. Dentes na posição correta são mais fáceis de higienizar, tem menos possibilidade de trauma ou perda precoce além de […] leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail