Dentes sensíveis? Um problema bastante comum | Expodonto Odontologia - Clínica Odontologica
Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

Home » Saúde Bucal » Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

dentes-sensivel

03.04.2018 | POR:Administrador

Dentes sensíveis? Um problema bastante comum

Talvez você já tenha sentido dor ao tomar uma boa xícara de café quente ou quem sabe desfrutando de uma tigela de sorvete, sentindo uma dor súbita e desconfortável. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentária, estima-se que aproximadamente metade da população é afetada por sensibilidade nos dentes, na média de idade entre os 20 aos 50 anos, mas podendo ser percebida em qualquer época adulta.

Seja como forma de dor ou apenas um desconforto dentário a sensibilidade aparece provocada por bebidas ou alimentos frios, quentes, doces ou azedo, em alguns casos mais severos pode ser sentida até mesmo com o ar frio na respiração.

É descrita como uma dor repentina ou latejante e também aguda, vinda da parte interior do dente.

A sensibilidade pode se desenvolver de forma súbita ou gradual, variando também na intensidade onde o próprio paciente relata se é suportável e inconstante ou se necessita de ajuda profissional para se obter uma solução.

São diversos os fatores que podem desencadear a sensibilidade, entre os mais comuns temos:

  • Má higiene bucal
  • Mudança de temperatura de alimentos ou bebidas quentes ou frias
  • Alimentos ácidos (frutas cítricas, refrigerante, vinho)
  • Hábitos de escovação inadequados como, por exemplo, excesso de força, onde se acaba desgastando o esmalte ou provocando uma recessão gengival
  • Gengivite
  • Cavidades cariosas
  • Dentes ou restaurações fraturadas ou abertas
  • Procedimentos odontológicos recentes
  • Clareamento dental
  • Bruxismo

Prevenindo a sensibilidade dos dentes

  • Visitas constantes ao dentista: Seu dentista pode ajudar a identificar a causa de sua sensibilidade e orientar em como lidar com esse fator. Por meio de uma avaliação ele pode detectar possíveis problemas como cavidades cariosas, má escovação, bruxismo, e outros diversos motivos da sensibilidade.
  • Uso de pasta de dente para sensibilidade: Atualmente o mercado oferece de fácil acesso várias marcas de pasta de dente própria para sensibilidade nos dentes. O uso contínuo ajuda a aliviar a dor e o desconforto dentário.
  • Escova de dente com cerdas macias: No caso de sensibilidade causada por hábitos incorretos de escovação como força excessiva, umas escova com cerdas macias diminui o risco de maiores desgastes de esmalte e também previne recessões gengivais. Uma escova macia aliada a uma técnica correta na escovação pode auxiliar diretamente na prevenção da piora na sensibilidade.
  • Ajuste na dieta: Ao avaliar os alimentos ou bebidas nos quais mais se sente sensibilidade, evitá-los em excesso. Quando possível, após ingerir algum alimento que lhe causa desconforto dentário enxaguar bem a boca e em alguns casos até mesmo escovar os dentes com pasta para sensibilidade afim de impedir a presença prolongada deste alimento no contato com os dentes.
  •  Boa higiene bucal: Manter um bom cuidado com a higiene bucal é fundamental para toda saúde e também para prevenção da sensibilidade, a qual pode se desenvolver após acúmulo de placa bacteriana a qual acarreta em gengivite e problemas periodontais. Uma escova adequada, juntamente com uma pasta para sensibilidade e o uso constante do fio dental traz alívio na sensibilidade.

Deixe um Comentário

Relacionados

nove-alimentos-fortalecem-ossos-850x500

Alimentos que fazem bem aos dentes

Você já deve ter ouvido falar em inúmeros alimentos que fazem mal aos dentes, desde os cafeinados até os cuja taxa de açúcar é elevadíssima. Mas, você sabia que existem alimentos que podem fazer bem aos dentes? leia mais
perder-um-dente

Perder um dente é algo muito importante e sério!

Talvez você já tenha sentido dor ao tomar uma boa xícara de café quente ou quem sabe desfrutando de uma tigela de sorvete, sentindo uma dor súbita e desconfortável. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentária, estima-se que aproximadamente metade da população é afetada por sensibilidade nos dentes, na média de idade entre os 20 aos […] leia mais
consultorio-confianca

Saiba como escolher o consultório certo para você realizar seu tratamento odontológico tranquilo

Talvez você já tenha sentido dor ao tomar uma boa xícara de café quente ou quem sabe desfrutando de uma tigela de sorvete, sentindo uma dor súbita e desconfortável. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentária, estima-se que aproximadamente metade da população é afetada por sensibilidade nos dentes, na média de idade entre os 20 aos […] leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail