fbpx
Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber
Botox para sorriso gengival: o que você precisa  saber

Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber

Home » Estética » Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber

Sorriso Gengival: veja como o botox corrige o problema

Se tem uma coisa que eleva ou diminui a autoestima de alguém é o sorriso. E muitas características estão relacionadas ao que podemos chamar de um sorriso harmônico, entre elas a própria relação entre os dentes e a gengiva.

É nesta relação que podemos incluir o botox para a correção do sorriso gengival, que é o  procedimento de aplicação da toxina botulínica na musculatura do lábio superior para inibir a sua elevação.

Então, se você achava que o botox era indicado apenas para tratamentos estéticos, saiba que ele é muito utilizado também na correção de diversas outras disfunções.

Apesar de ser mais conhecido na sua atuação para amenizar rugas e marcas de expressão, o botox tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios de referência por seus ótimos resultados funcionais, entre eles o uso do botox para o sorriso gengival.

Por isso, neste artigo, vamos nos concentrar na explicação de como funciona o tratamento, para quem é indicado e suas vantagens.

Continue na leitura e saiba como o botox pode ajudar na correção do sorriso gengival.

O que é sorriso gengival?

Para sermos bem simples e diretos na explicação do conceito de sorriso gengival, podemos dizer que é aquele sorriso que a gengiva aparece de forma mais evidente, mais marcante.

O sorriso chama muito mais a atenção pelo excesso da gengiva do que propriamente pelo conjunto de tudo: boca, lábios, dentes e gengivas.

Tecnicamente falando, um sorriso esteticamente bonito é aquele que mantém uma proporção harmônica entre os dentes e a gengiva.

E qual é esta proporção? 

Para não ser considerado sorriso gengival, a gengiva deve estar exposta a, no máximo, até 3 mm, quando a pessoa sorri.

Poxa, mas eu vou ter que medir a minha gengiva?

Claro que o mais indicado para avaliar cada caso é o profissional capacitado, no caso o cirurgião-dentista.

Mas nada impede também que você leve em consideração a sua própria avaliação. Você gosta do seu sorriso, se sente bem em sorrir espontaneamente?

Assim, você e o profissional decidirão juntos sobre os melhores tratamentos para deixar o seu sorriso como você sempre quis.

Como o botox age na correção do sorriso gengival?

Produzido pela bactéria Clostridium botulinum, o botox inibe a liberação de acetilcolina, substância responsável por promover a contração muscular.

Em qualquer região que ele for aplicado no rosto, o músculo envolvido sofre um relaxamento, o que acaba deixando as expressões faciais menos marcadas e, no caso, do sorriso gengival, o lábio não se contrai tanto a ponto de expor demasiadamente a gengiva.

Disfunções causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios, como o bruxismo, também são corrigidas com o uso do botox, seguindo este mesmo mecanismo de atuação.

Ao ser aplicado em cada face do rosto, nos músculos correspondentes, a musculatura se relaxa e impede o ranger dos dentes.

Aplicação rápida e indolor

A aplicação do botox para sorriso gengival, assim como para a maioria dos outros procedimentos, é bastante rápida e feita no próprio consultório.

Em cerca de 20 minutos todo o procedimento já foi concluído e o paciente pode retornar para a sua rotina.

Além de rápido, a aplicação de botox na correção do sorriso gengival é praticamente indolor. 

Pode surgir algum desconforto por se tratar de uma injeção, mas como a agulha utilizada é bem fininha e um anestésico tópico também é indicado, até mesmo as pessoas mais sensíveis à dor passam pela aplicação tranquilamente.

Quanto tempo dura o efeito do botox para sorriso gengival?

Ahhh! Como a gente gostaria que o maravilhoso efeito do botox durasse para sempre, não é mesmo?

Mas, assim como acontece em outras indicações da substância, o botox para sorriso gengival também não é definitivo. Ele pode durar até 6 meses, quando há o retorno da função neuromuscular.

A aplicação de botox nessa região pode ser um primeiro passo para você visualizar o resultado antes de se submeter a um procedimento definitivo, como a gengivoplastia e a gengivectomia, por exemplo, que são cirurgias para a correção permanente do sorriso gengival.

Nestes casos, também é apenas o cirurgião-dentista que irá avaliar a real necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Outros tratamentos para “embelezar” o sorriso

Aqui na Expodonto, nós somos especialistas em entregar autoestima! E, como já dissemos, um sorriso bonito e bem cuidado é sinônimo de bem-estar e confiança.

Além do botox para sorriso gengival, outros tratamentos podem ser realizados para dar ainda mais beleza ao seu sorriso.

O próprio botox pode ser aplicado ao redor da boca para amenizar linhas de expressão que ficam nessa região, o famoso “código de barras” e para levantar o sorriso, quando utilizado nos cantos da boca.

Se além do excesso da gengiva, você se incomoda com o pouco volume dos lábios, um preenchimento labial deixaria a sua boca com mais contorno.

E, para fechar com chave de ouro, aquela atenção básica aos dentes. Afinal, com tudo isso realizado, não poderíamos deixar de pensar no carro-chefe do belo sorriso: os dentes.

Para aqueles que estão desalinhados, a correção com aparelhos ortodônticos. Ou dependendo do caso, a colocação de lentes de contato dental ou mesmo um clareamento dentário para não ter mais vergonha de sorrir por aí!

Pronto! Se você busca um sorriso perfeito, nós temos a solução.

Entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação. Tire todas as suas dúvidas sobre o botox para sorriso gengival e outros procedimentos.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação comigo!

Será um prazer te receber!

Deixe um Comentário

Relacionados

Por que fazer harmonização orofacial com dentista?

Por que fazer Harmonização Orofacial com dentista é melhor?

Além de garantir a autoestima, a HOF também melhora o sono, a arcada dentária e garante a melhora funcional do rosto.

leia mais
rugas: como tratar com botox

Rugas faciais e sinais de expressão: como o botox pode amenizá-las?

O processo de envelhecimento acontece para todo mundo, mas isso não significa que devemos parar de nos cuidar. Veja como o botox te ajuda!

leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail