
03.04.2018 | POR:Administrador
Quando falamos sobre uma vida saudável, devemos estar atentos aos cuidados com a saúde bucal, parte muito importante para o bem estar do corpo.
Ter uma boa saúde bucal é simples… veja comigo!
Entre os cuidados básicos temos:
Visitar com freqüência seu dentista
A visita ao dentista deve ocorrer com média de pelo menos duas vezes ao ano. O ideal é que se tenha um tratamento preventivo, realizando limpezas no consultório odontológico e avaliações periódicas da boca. Assim, a chance de problemas dentários é sempre pequena, as consultas serão de curta duração e poucos gastos econômicos.
Boa escovação dos dentes
O indicado é escovar os dentes após todas as refeições, não sendo possível, no mínimo 3 vezes ao dia. Ao acordar, após o almoço e antes de se deitar. Uma higienização eficaz depende de uma escova em bom estado, uma pasta dental geralmente indicada pelo dentista, fio dental e enxaguante bucal em casos específicos.
A escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses evitando que fique gasta e que perca sua boa função. Não devemos esquecer da grande importância do fio dental, o qual auxilia na limpeza dos espaços onde as cerdas da escova não tem acesso e garante a remoção dos restos de alimentos e placas bacterianas, devendo ser usado em todas as escovações.
A pasta dental pode ser de escolha do paciente ou indicada pelo dentista avaliando uma necessidade de uso em contribuição a algum problema como sensibilidade, gengivite, entre outros fatores. Já para o caso dos enxaguantes bucais não devem ser usados em excesso, no geral diante a orientação do dentista, assim auxiliam muito, mas devem ter um tempo determinado para a aplicação.
Uma alimentação saudável e sem excesso de açúcares
Alimentos ricos em açúcar e ácidos são prejudiciais a toda saúde do corpo quando em excesso. No caso dos dentes, o excesso de açúcar é um dos fatores de mais contribuição para doenças dentárias como as cáries e os alimentos ácidos aumentam em grande quantidade o nível de sensibilidade dos dentes. O consumo exagerado de alimentos inadequados exige muito mais de uma escovação correta e em mais horários para manter os dentes limpos.
Evitar o tabagismo
O tabaco causa manchamento nos dentes que na maioria dos casos só pode ser removido com uma limpeza no consultório odontológico. Manchas escuras e que podem pigmentar as placas de tártaro por volta dos dentes. Problemas periodontais como gengivite, perda óssea e dentes amolecidos também são conseqüência de uso do tabaco.
Mantendo esses simples cuidados é possível uma boa saúde bucal e bem estar. Sempre que comparecer ao consultório de seu dentista tire suas dúvidas e saiba cada vez mais como melhor cuidar do seu sorriso.