fbpx
Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças
Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças

Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças

Home » Estética » Botox e preenchimento: para que servem e quais as diferenças

botoxepreenchimento

27.04.2021 | POR:Administrador

A procura por botox e preenchimento tem aumentado significativamente a cada ano que passa. Isso porque o rosto é uma das partes do nosso corpo que mais sofre com o envelhecimento natural e a movimentação, ao longo da vida, dos músculos faciais.

Nesse processo, há a formação de rugas e marcas de expressão, além de uma queda acentuada na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, deixando a pele menos firme.

A boa notícia dentro disso tudo é que ninguém precisa ficar com um rosto que, muitas vezes, aparenta ser mais velho. A aplicação de botox e preenchimento são soluções extremamente eficazes para amenizar esse aspecto.

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, botox e preenchimento são procedimentos diferentes, com indicações diferentes e com resultados distintos também.

Para entendermos melhor as diferenças entre a toxina botulínica, substância utilizada no botox, e o ácido hialurônico, usado nos preenchedores, preparamos este artigo com informações que vão ajudar você a compreender estes procedimentos de forma mais fácil possível.

Vamos lá?!

Botox

Botox é o nome comercial da toxina botulínica, que é uma substância extraída de uma bactéria e que, a partir dos anos 2000, teve seu uso liberado para finalidades estéticas.

O botox age na suavização e na prevenção das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando movimentamos a face como, por exemplo, ao franzir a testa.

Acontece que a movimentação repetidamente dos músculos da face, o que é bastante comum e natural, já que temos e fazemos inúmeras expressões faciais, vai formando as chamadas rugas estáticas, que são aquelas que aparecem mesmo quando estamos com a face relaxada e sem movimento.

Por isso, além de suavizar as marcas já existentes, o botox atua também para prevenir a formação de novas rugas.

E como o botox faz isso?

O botox inibe a ação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que atua enviando “ordens” para que os músculos da face se movimentem.

Bloqueando essa função, o músculo então fica mais relaxado e estático. Sem a movimentação muscular, não há formação de rugas, mesmo que o paciente realize os movimentos continuamente. 

E é por isso que ele previne também o surgimento de novas rugas, pois suaviza a movimentação que causa as marcas.

E o preenchimento?

O preenchimento é realizado utilizando o ácido hialurônico, uma substância que é produzida de forma natural no nosso organismo.

O que acontece é que, com o passar do tempo, há uma queda nessa produção, fazendo com que a pele perca seu volume natural, além, é, claro, de contribuir para o aparecimento das rugas que surgem em decorrência do envelhecimento.

O preenchimento atua também em algumas áreas do rosto, porém, ao contrário do botox, o objetivo dele é dar volume, preencher os sulcos e vincos formados na região da face.

Ou seja, o preenchimento não é indicado somente para corrigir rugas, mas também para dar volume e preencher regiões que apresentam vincos, sulcos e perda de gordura.

Resumindo:

Botox: rugas dinâmicas e não aumenta o volume.

Preenchimento: rugas estáticas e preenche volume.

Quais as regiões da face são indicadas para aplicar botox e preenchimento

Agora que você já sabe o mecanismo de ação do botox e preenchimento, vamos saber em quais áreas do rosto eles podem ser aplicados.

O Botox pode ser aplicado nas rugas da testa, ao redor dos olhos, ao redor da boca, inclusive dando um leve efeito de volume, nos vincos verticais do pescoço e queixo.

Ou seja, o botox serve para toda região do rosto. Acesse nosso artigo completo que detalha o efeito do botox em cada região.

Já o preenchimento pode ser usado para preencher os vincos do chamado bigode chinês (sulco nasogeniano), que são as marcas próximas ao nariz, para dar volume às maçãs do rosto, mandíbula, queixo, nas olheiras, e o que é mais procurado: nos lábios para dar volume e contorno.

Intensidades do ácido hialurônico

O que, talvez, muitas pessoas não saibam é que o ácido hialurônico pode ser usado em três intensidades diferentes: baixa, média e alta, a depender de cada região e da finalidade.

Por exemplo: um vinco nasogeniano [área entre nariz e boca] muito pronunciado é preenchido com AH de média densidade, mas para a sustentação das bochechas se deve utilizar AH de alta densidade.

Se usado em baixa intensidade, como no caso do Skinbooster, o procedimento tem alto poder de hidratar a pele e estimular a produção de colágeno.

Por isso, além de uma avaliação rigorosa por parte do profissional da área a ser tratada com preenchimento, é importante usar a dosagem adequada do produto.

Isso, obviamente, vale para o botox também. Afinal, ninguém quer ficar com o rosto paralisado, por exemplo, como um dos efeitos do botox.

 

Botox e preenchimento podem ser feitos juntos

Isso mesmo! Você não precisa escolher entre um ou outro procedimento, ambos podem ser feitos juntos, cada um atuando a sua maneira, para obter um resultado ainda melhor.

Para isso, é fundamental uma avaliação de um profissional capacitado, como o Dr. Fabricio Pessone, que é especialista em Harmonização Orofacial e membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial.

Outra diferença: botox e preenchimento têm durabilidades diferentes

Como são substâncias diferentes, cada uma tem um tempo de atuação e uma absorção diferente no organismo.

Além disso, a durabilidade varia também em função de aspectos individuais do paciente, como, por exemplo, genética, estrutura da pele, e hábitos de vida.

Mas, de modo geral, o botox dura de 4 a 6 meses e o preenchimento pode levar até um ano para cessar os seus efeitos.

Para quem deseja manter sempre os efeitos, tanto do botox quanto do preenchimento, o ideal é que faça outra sessão antes do efeito acabar definitivamente.

Não há idade “certa” para fazer botox e preenchimento

O botox e o preenchimento são procedimentos estéticos minimamente invasivos que funcionam a partir da aplicação de substâncias líquidas na pele, como forma de amenizar rugas e marcas de expressão na pele.

Teoricamente, seriam procedimentos para serem usados quando do aparecimento dessas rugas, mas, como vimos, podem também ser usados de forma preventiva.

Ou seja, a partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a cair. Mesmo que ainda não tenham surgido as rugas estáticas, o botox já pode ser aplicado para amenizar as dinâmicas e prevenir futuras rugas.

O preenchimento também já tem indicação de uso, uma vez que pode corrigir imperfeições que não estejam ligadas diretamente à formação de rugas, como, por exemplo, nas olheiras ou nos lábios.

Agora que você já sabe as diferenças mais importantes entre botox e preenchimento, agende agora mesmo uma avaliação gratuita.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) e Membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Saiba também sobre todos os nossos procedimentos realizados aqui na Expodonto!

Será um prazer atender você!

 

Deixe um Comentário

Relacionados

Sorriso Gengival: veja como o botox corrige o problema

Botox para sorriso gengival: o que você precisa saber

Procedimento rápido e praticamente indolor, o botox para a correção do sorriso gengival apresenta ótimos resultados e pode ser combinado com outros tratamentos. leia mais
botoxparabruxismo

Entenda como funciona a aplicação do botox para bruxismo

Nem só para indicações estéticas a tão famosa toxina seve. O botox para bruxismo alivia os incômodos da disfunção e pode ser aplicado apenas duas vezes no ano. leia mais
Preço do Botox: veja o que influencia o valor

Qual o preço do botox? Veja o que influencia o valor do procedimento

Vários fatores devem ser levados em consideração para batermos o martelo no preço final do botox. Conheça alguns deles e entenda. leia mais

NEWSLETTER

Receba as notícias em seu e-mail