Aparelho autoligado: tecnologia, conforto e agilidade no tratamento
No terceiro e último artigo da série “A saga da ortodontia” vamos falar sobre o aparelho autoligado.
Nos posts anteriores, sanamos as dúvidas mais comuns sobre o tipo fixo metálico e fixo estético, portanto se você perdeu a nossa resenha sobre esses tipos de aparelhos dentários é só acessar os links e conferir.
O aparelho autoligado é uma das grandes novidades na área da ortodontia, ele cumpre a mesma função corretiva que os outros modelos, mas possui algumas características que o torna mais vantajoso.
Neste texto, vamos explicar o que é o aparelho autoligado, qual a diferença entre ele e os modelos convencionais, vantagens e muito mais.
Tudo isso, claro, com a ajuda do cirurgião dentista Dr. Fabricio Pessone. Vamos conferir o post?!
Aparelho autoligado: principais dúvidas respondidas por especialista
A seguir, confira mais um conteúdo inédito da saga de ortodontia, esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o procedimento:
O que é o aparelho autoligado metálico?
A principal característica que define o aparelho autoligado é que ele dispensa o uso das tradicionais borrachinhas, portanto é uma tecnologia mais moderna para tratamentos com aparelho fixo.
As borrachinhas servem para prender o fio do aparelho ao bráquete, que é aquela pecinha que é colada dente a dente.
Mas os bráquetes do aparelho autoligado são mais modernos, eles têm uma espécie de “portinha” que o dentista abre, passa o fio, e fecha.
Qual a diferença entre os outros dois modelos?
A diferença é justamente essa tecnologia de não necessitar das borrachinhas, e os bráquetes também são menores.
Parece uma coisa simples, mas faz diferença no tratamento como um todo, pois, além de deixar o sorriso mais discreto, influencia também no conforto.
O tempo de tratamento difere dos outros? É mais rápido?
O tratamento com o aparelho autoligado pode ser mais rápido sim. Inclusive, pode ser até duas vezes mais rápido, se tudo correr bem e com os hábitos corretos.
Isso porque a tensão do aparelho autoligado nos dentes é constante, o que agiliza a movimentação dos dentes e da arcada dentária.
Qual o tempo para manutenções?
A manutenção do aparelho autoligado é mais uma diferença em relação aos outros modelos. Aqui ela acontece a cada 3 meses, já nos tipos tradicionais esse prazo é mensal.
Ele é o tipo mais confortável?
A maioria dos nossos pacientes relata até 60% menos desconforto ao usar o aparelho autoligado, em relação aos outros modelos.
Como mencionado anteriormente, há uma diminuição significativa na força aplicada nos dentes, ossos e gengivas, o que reduz a dor durante o tratamento.
Como é a higienização? Eles acumulam menos sujeiras?
A higienização do aparelho autoligado é outro fator que revela mais uma de suas vantagens. Por não ter as borrachinhas, absorve menos sujeira e é menos propício ao acúmulo de placas e bactérias.
Mas é importante ressaltar que, independente do sistema escolhido, os hábitos de higiene devem ser os mesmos.
Algumas dicas para higienização bucal valem a pena ser reforçadas: antes de começar a escovar, enxague a boca, assim você desloca os restos de comida presos ao aparelho, ajudando na escovação.
Além disso, é interessante começar a limpeza pela parte da frente, utilizando a escova de forma paralela aos dentes e em movimentos circulares.
Esse modelo é mais caro que os outros?
Sabemos que o valor do investimento em um tratamento ortodôntico é critério para decisão do paciente pela escolha por um ou outro modelo.
O aparelho autoligado tem, sim, um investimento um pouco maior que os modelos tradicionais, mas, como disse antes, ele também oferece uma série de outras vantagens em relação àqueles, manutenções mais espaçadas, tecnologia mais moderna, tratamento mais rápido, mais confortável.
De qualquer forma, a consulta com o dentista é o primeiro passo para tomar uma decisão segura e escolher o modelo ideal para você.
Vale a pena colocar aparelho autoligado?
Finalizamos o nosso terceiro post com as principais dúvidas sobre o aparelho ortodôntico autoligado. Esperamos que você tenha gostado da nossa série “A saga da ortodontia” e que se sinta mais seguro (a) para fazer a sua consulta e decidir o seu modelo.
Independente de ser o aparelho fixo metálico, estético ou o autoligado, o importante é que você conte com uma equipe preparada para oferecer o melhor tratamento e cuidar de você desde a primeira consulta até o final do processo.
Em breve, teremos mais posts sobre diversos outros assuntos para que você tenha sempre o melhor da informação dentro do universo da odontologia!
Agende uma consulta conosco, será um prazer recebê-lo em nossa clínica!