Dentista barato em Goiânia é mito ou realidade?
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), menos da metade da população brasileira tem o hábito de ir regularmente ao dentista. Na capital de Goiás, a realidade não é tão diferente, já que muitos alegam que dentista barato em Goiânia é um mito e, por isso, deixam de ir.
A fama pode ser atribuída ao fato de a cidade ter se tornado referência em odontologia estética nos últimos anos. Aliás, a busca por procedimentos dentários estéticos tem crescido em todo o país, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), com mais de 15 milhões de pessoas realizando procedimentos por ano.
Mas, voltando ao Centro-Oeste, onde encontrar dentista barato em Goiânia? O que levar em consideração na hora de escolher um profissional? Veja isso e mais aqui neste texto que preparamos para você.
Dentista barato em Goiânia: mas antes, dentista é barato?
Existe um pensamento bastante coletivo que diz que “tudo que se faz no dentista é caro”. Essa forma de pensar, já bastante enraizada, tem justificativas concretas, apesar de, hoje, não ser mais uma verdade absoluta.
Para se tornar dentista, o profissional passa pela graduação, por uma pós-graduação, por especializações e cursos de capacitação. Além disso, ele investe em um consultório, usa materiais que, muitas vezes, são importados, agrega tecnologias em tratamentos e mais uma série de micro fatores que contribuem para o preço final de cada procedimento.
Portanto, é natural que alguns valores sejam repassados para o cliente, afinal, o profissional precisa ter a margem de lucro dele.
Mesmo assim, o preço de um dentista pode variar bastante, mesmo, inclusive, quando o tratamento é o mesmo. Sendo assim, é possível achar dentista barato em Goiânia e que ofereça um ótimo resultado. Nem sempre pagar mais caro é garantia de serviço de qualidade.
Mas, para isso, é importante avaliar criteriosamente os diversos fatores que influenciam no valor do dentista. Deixar de pagar justo por um tratamento para optar por algo bem mais barato pode trazer uma série de consequências.
Ou seja, “nem tanto a terra, nem tanto o mar”. Com a saúde bucal ou com a autoestima não se brinca.
Como pagar barato no dentista em Goiânia
Para pagar barato no dentista, ou, pelo menos, um valor justo você pode seguir algumas recomendações:
- Faça visitas regularmente ao dentista: isso evita que problemas acumulem e você tenha que solucioná-los de uma vez só.
- Opte por modelos ou tipos de tratamento mais em conta: se você vai colocar aparelho dentário, use o metálico e não o de sáfira, por exemplo.
- Escolha os consultórios que não estão localizados nos bairros nobres da capital: o centro de Goiânia revive oferecendo uma infinidade de serviços de ótima qualidade e com preços bem mais justos.
- Evite clínicas e profissionais conhecidos por atender celebridades: obviamente, essa fama será repassada no valor dos procedimentos.
- Opte por clínicas que facilitem o pagamento.
Existem profissionais de alta qualidade espalhados por toda a cidade, por isso pesquisar, seja na internet ou pedindo uma recomendação para alguém, ainda é o caminho mais seguro para encontrar aquele que mais te agrade.
Nem sempre o serviço bom será oferecido em uma clínica em bairros como o Marista ou Bueno, e nem sempre o profissional terá atendido famosos e famosas. O que faz muita gente não pagar mais barato em tratamentos odontológicos em Goiânia é não se abrir para este pensamento.
Além disso, um profissional realmente bom vai olhar cada caso e avaliá-lo com muita justiça. Sabe aquela sensação de que o dentista não está tentando te enrolar? Que ele fala a verdade sobre a sua real necessidade e não tenta te “empurrar” outros tratamentos?
É exatamente isso que faz um profissional ser justo nos seus valores.
Veja também: Qual o preço do botox em Goiânia?
Qual o valor de uma avaliação com dentista
O valor de uma consulta inicial com um dentista pode variar de acordo com fatores como experiência do profissional, “fama”, localização da clínica, etc, mas, via de regra, a partir de R$ 100 é possível encontrar bons profissionais para a primeira avaliação.
Mas o que é feito na primeira avaliação?
Este é o momento em que o profissional vai avaliar o quadro geral da sua saúde bucal, vai entender, junto com o paciente, o histórico de tratamentos e problemas bucais e vai, a partir dessa cuidadosa avaliação, trazer o que se pode fazer daqui para a frente.
É neste momento em que os alinhamentos de valores e formas de pagamento são feitos. Além disso, é também o momento do paciente avaliar o profissional, o atendimento, ver se sentiu à vontade, se o profissional passou confiança e, sobretudo, se foi justo nos valores.
Riscos de o barato demais sair caro demais
Depois de entender que tudo o que envolve a formação do dentista pode, sim, elevar o preço dos seus serviços e ver que, ainda assim, é possível encontrar bons profissionais cobrando valores justos, é necessário que você não confunda o preço justo por “barganha”, afinal como já dizia o ditado bastante conhecido: o barato sai caro.
Com uma infinidade de mão de obra disponível e com a oferta de tratamentos, principalmente os estéticos, gigantesca, é preciso ter cautela na hora de escolher o profissional.
Quem nunca passou por esse tipo de escolha? Aceitar o preço cobrado pelo dentista que você confia (mas que cobra um preço justo) ou procurar um mais barato acreditando que pode “levar vantagem” no preço final.
Pesquisar preços é legítimo em todo tipo de aquisição de produto ou serviço, mas bons profissionais, ainda que divirjam nos seus preços, cobram valores competitivos para aquele mercado. É isso o que você precisa avaliar quando for fazer diferentes orçamentos.
Desconfie de profissionais cujos valores estão bastante aquém dos valores cobrados no mercado. Diferenças exorbitantes podem encantar os olhos – digo, os bolsos -, mas podem ser traiçoeiras.
Imagine, por exemplo, pagar a metade do valor para fazer um procedimento de lentes de contato dental e, passado algum tempo, ter de reconstruir este procedimento. E, pior, com outro profissional cobrando outro valor. Por isso, o barato demais pode, sim, sair mais caro do que você esperava.
Veja mais: Quando aplicar botox: 5 indícios de que pode estar na sua vez
Dentista barato em Goiânia é aquele com preço justo
Manter um consultório de odontologia envolve custos para o dentista. São despesas com aluguel, contas de água, luz, telefone, funcionários, matéria-prima, infraestrutura, etc. Ainda assim, é possível encontrar dentista barato em Goiânia, mas entenda por “barato” o justo para que ele consiga oferecer a você o melhor tratamento e também ser recompensado pelos anos de estudo e dedicação na profissão.
Se você quer conhecer uma clínica com preços competitivos em Goiânia e que entrega valor em tudo que faz, marque uma avaliação na Expodonto. Surpreenda-se com a alta qualidade do atendimento e dos serviços a preços realmente justos.