7 mitos sobre clareamento dental
O clareamento dental é o sonho (e agora realidade) de muitas pessoas. Isso porque é normal que nosso sorriso vá perdendo o tom branquinho de quando somos pequenos, o que pode acontecer pelos mais diversos motivos, desde a alimentação desequilibrada até o hábito de fumar, por exemplo.
Para recuperar o sorriso bonito e, de quebra, a autoestima, muitas pessoas acabam pensando e até mesmo recorrendo ao clareamento dental. No entanto, algumas não chegam a fazer o procedimento porque acabam se deparando com alguns mitos a respeito do procedimento que as fazem desistir. E é justamente sobre esses mitos que falaremos no texto a seguir. Boa leitura!
1 – É proibido consumir alimentos que possuam corantes
Mito! É claro que, durante o período do clareamento dental, o seu dentista recomendará que você evite consumir alimentos que possuam corante (como vinho, café, entre outros), isso acontece porque os “poros” dos seus dentes estão abertos, e consumir esses alimentos pode acabar deixando-os manchados. Mas isso não quer dizer que esses alimentos precisam ser banidos da sua vida para sempre, depois de finalizado o tratamento você pode voltar a ingeri-los normalmente.
2 – O clareamento dental deixa os dentes mais sensíveis, independente de quem o fala
Mito! E esse é um dos mitos que mais faz com que pessoas desistam do procedimento. Sim, algumas pessoas realmente sofrem com a sensibilidade nos dentes logo após a realização do clareamento, mas essa não é a realidade de todos, pois varia de pessoa para pessoa e depende das técnicas que foram utilizadas.
3 – As restaurações são afetadas pelo clareamento
Mito! Não é bem isso que ocorre, o que acontece é que o clareamento não interfere na estética das restaurações já existentes nos seus dentes, ou seja, é comum que elas fiquem mais escuras quando comparadas com o restante do sorriso. Portanto, se suas restaurações são aparentes, o recomendado é que você retoque ou troque após o procedimento.
4 – O clareamento dental danifica o esmalte natural dos dentes
Mito! Afinal de contas, que sentido teria fazer um procedimento estético que acabaria comprometendo a sua saúde bucal? Nenhum. Os produtos, independente da técnica utilizada, não apresentam nenhum risco ao esmalte dos seus dentes.
5 – Com o clareamento dental seu sorriso passará a ser artificial
Mito! O clareamento dental leva em consideração o tom natural dos dentes, ou seja, um profissional jamais fará com que seus dentes acabem perdendo a coloração natural, até porque o resultado estético seria um verdadeiro horror.
6 – Existem contraindicações para fumantes
Mito! Inclusive os fumantes fazem parte de uma grande parcela que procura por esse tratamento estético. O que acontece é que os dentes de uma pessoa que tem o hábito de fumar costumam amarelar mais rápido, mas nada impede que essa pessoa faça o clareamento dental.
7 – O clareamento dental a laser é o que melhor surte efeitos
Mito! Apesar de clarear os dentes mais rápido, o tratamento a laser possui um índice menor de penetração nos dentes, ou seja, é menos duradouro. Para saber qual o tratamento mais indicado para você, consulte o seu dentista.