6 coisas sobre preenchimento labial que você precisa saber antes de fazer
O preenchimento labial está em alta. Isso você já sabe. Outra coisa que você provavelmente já conhece ou ouviu falar é sobre os seus benefícios.
Lábios hidratados, boca macia, com contorno e volume são alguns deles, o que faz com que o procedimento seja um dos mais procurados, principalmente pelas mulheres.
Além disso, o preenchimento labial é uma técnica minimamente invasiva e altamente segura, se realizada por bons profissionais.
Com tantas vantagens, é natural que a procura esteja cada vez maior. Aqui na Expodonto, por exemplo, podemos dizer que todos os pacientes que chegam com desejo de fazer preenchimento labial conseguem fazê-lo.
Isso porque são bem orientados e acompanhados individualmente, por isso sentem- se seguros.
Porém, essa não é a realidade de grande parte das pessoas. Por desconhecimento e até mesmo falta de empatia dos profissionais para instruí-los sobre alguns pontos importantes, acabam deixando de fazer o procedimento que tanto sonhavam.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 6 coisas que você precisa saber antes de realizar o preenchimento labial.
Continue na leitura e descubra!
1 – Preenchimento labial não é realizado apenas por cirurgiões-plásticos
Há algum tempo atrás, a mídia não mostrava que cirurgiões-dentistas poderiam realizar procedimentos estéticos. No imaginário coletivo, a informação era de que apenas os médicos eram aptos a tais técnicas.
A Harmonização Facial, porém, é reconhecida como especialidade da Odontologia, e regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio das resoluções 176/2016 e 198/2019.
Ou seja, dentistas devidamente capacitados podem, sim, fazer preenchimento labial.
Mas, claro, não é qualquer dentista. Por isso, antes de realizar o procedimento, certifique-se de que o profissional realmente é um especialista em Harmonização Facial.
Além disso, procure por indicações, conheça o consultório, veja as instalações, o histórico do profissional e também conheça as suas mídias sociais. Hoje, é possível tirar muitas conclusões apenas conhecendo o trabalho dos profissionais na internet.
2 – Deve ser feito com uso de anestésico
Certa vez, uma paciente esteve no consultório e disse que depois de muito tempo resolveu fazer preenchimento labial novamente.
Isso porque no procedimento que ela havia realizado anteriormente, o profissional simplesmente não usou nenhum tipo de anestésico.
Resultado: dor. Muita dor.
O preenchimento labial deve ser feito com anestésico, tópico e injetável de preferência, a região dos lábios é bastante vascularizada e, portanto, extremamente sensível à dor.
Experimente espremer uma espinha ou um pequeno cravo ao redor da boca e veja qual a sensação você tem! É de sair lágrimas dos olhos.
Por isso, fuja de profissionais que dizem que a dor do preenchimento labial é tolerável e só aceite fazê-lo com anestesia.
Veja também: Botox dói? Veja quais regiões são mais sensíveis.
3 – Não é todo mundo que pode fazer preenchimento labial
De forma geral, o preenchimento labial é bem tolerado pela maioria das pessoas. Mas em alguns casos ele pode ser contraindicado.
Como por exemplo nos casos de gravidez, pessoas com doença autoimune, angioedema, câncer e doenças infecciosas na região. Além disso, é fundamental conversar com o cirurgião dentista sobre uso de medicamentos, herpes, mucocele, alergias e doenças imunológicas.
Ou seja, sem um profissional capacitado para orientar o paciente e indicar o melhor protocolo de procedimento para o seu caso, o resultado pode até mesmo ser prejudicial para a saúde.
4 – Resultado é imediato, mas pode causar inchaço e hematomas
O resultado do preenchimento labial já pode ser percebido ao final da sessão, mas o visual final aparece com cerca de 3 semanas após a aplicação.
Entretanto, é normal que durante os primeiros dias do procedimento, a boca fique inchada e que haja também alguns hematomas – roxos – na região.
A boa notícia é que eles somem com o decorrer dos dias e não há necessidade de nenhum tratamento posterior.
O que você deve fazer, no entanto, e apesar do inchaço e hematomas, é seguir um protocolo simples de cuidados após a aplicação, como:
- Evitar tocar;
- Não massagear a região;
- Evitar atividade física por 48h; (por falar nisso, você sabia que atividade física intensa diminui o efeito do botox?)
- Ficar sem maquiagem ou batom na área tratada;
- Não usar cremes e pomadas;
- Evitar exposição ao sol
5 – Benefícios vão além de dar volume aos lábios
Lá no início deste texto, já citamos aqui os benefícios mais aparentes do preenchimento labial, mas a verdade é que eles vão muito além da estética e do modismo.
Entram em cena também a autoestima, a autoconfiança, o autocuidado. Isso porque uma pessoa que se ama e gosta da sua aparência consegue melhorar tudo ao seu redor.
Acredite: a autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Ela interfere em como as pessoas lidam com desafios diários e com a relações de modo geral.
Uma pessoa pode, por exemplo, ser uma ótima oradora, com desenvoltura para falar em público, mas por insegurança em relação a sua aparência não conseguir executar a ação.
Imagine se esta insegurança é em relação a sua boca? Imagine o quanto um “simples” procedimento estético pode fazer diferença na sua vida!
Sim, o preenchimento labial pode fazer muito mais que dar volume aos lábios.
6 – Dura a vida toda! Se retocar 😉
Apesar da brincadeira, a essência é verdadeira.
O preenchimento labial pode durar até um ano, podendo variar por causa da quantidade utilizada e marca do produto.
Como a substância utilizada, o ácido hialurônico, é absorvida pelo organismo, após este tempo, o efeito do procedimento desaparece.
Mas a solução é fácil: se reaplicar, o efeito dura a vida toda! =)
Conclusão
A conclusão que chegamos até aqui é que o preenchimento labial é uma técnica que está bastante em alta devido aos seus benefícios, que vão muito além da estética.
Você conseguiu entender também que é fundamental procurar profissionais experientes que vão orientar cada paciente conforme as suas necessidades e desejos. Além disso, passarão todas as informações para que este paciente se sinta o mais confortável e seguro possível.
Quer saber mais detalhes sobre preenchimento labial?
Que tal conferir este artigo que fala sobre preço e durabilidade?
Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).
Será um prazer atender você!