Conheça os tipos de clareamento dental
O clareamento dental é um tratamento dentário cada vez mais cobiçado por milhares de pessoas, e de uns tempos para cá ele tem se tornado também bastante acessível. Isso porque antes o preço de um clareamento dental era bastante alto, mas hoje com os planos odontológicos ficou muito mais fácil ter acesso a esse tratamento estético que contribui e muito com a autoestima das pessoas.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem vários tipos de clareamentos dentais, e que eles se distinguem entre si. Está pensando em clarear seus dentes, mas não sabe qual o melhor tipo de clareamento indicado para você? Então confira o texto abaixo no qual abordamos quais são os tipos de clareamento dental e para quem são indicados. Boa leitura!
Afinal de contas, o que é o clareamento dental?
Como já citamos anteriormente, o clareamento dental é um procedimento com fins estéticos, no qual o objetivo é clarear os dentes do paciente e deixá-los mais brancos. É indicado para qualquer pessoa que deseje tornar seus dentes mais brancos ou simplesmente voltar ao tom natural do sorriso (principalmente aquelas que possuem os dentes amarelados).
Muitas pessoas acabam recorrendo a tratamentos caseiros para clarear os dentes, o que não é recomendado, pois pode acabar agredindo o esmalte natural dos dentes, inclusive causando danos permanentes ao sorriso. Por isso, se você deseja fazer um clareamento dental, não deixe de procurar um profissional da área.
Tipos de clareamento dental
Clareamento dental caseiro
Nesse tipo de clareamento o paciente recebe do seu dentista o material e as recomendações necessárias para que o tratamento seja feito em casa. Repare que estamos falando tanto de material quanto de recomendações vindas de um profissional, ou seja, aqui não se corre riscos. Geralmente, o paciente recebe do dentista um gel clareador e uma moldeira de silicone, na qual se deve colocar o gel (cuja quantidade é estipulada pelo dentista) e aplicar nos dentes.
O tempo que o paciente fará uso desse procedimento dependerá do quanto seus dentes estão manchados ou amarelados, e também do que for estipulado pelo seu dentista. Geralmente, o indicado é que ele faça uso da moldeira todos os dias da semana.
Clareamento dental no consultório odontológico
Outra maneira de executar o clareamento dental é no próprio consultório odontológico, no qual o dentista aplicará um gel clareador bastante concentrado nos dentes do paciente. Nesse tratamento faz-se uso do laser ou led.
Da mesma forma que acontece com o tratamento caseiro, o tratamento no consultório também dura de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente. Normalmente são feitas de três a quatro sessões de 1 hora, uma vez por semana.
Junção dos dois métodos
Existe ainda a possibilidade de juntar os dois procedimentos, fazendo o clareamento no consultório e também usando a moldeira de silicone com o gel clareador em casa. No entanto, a escolha do método de clareamento dental deve ser debatida previamente entre o dentista e o paciente para chegar ao melhor procedimento com os melhores resultados.