Preenchimento labial masculino é diferente do feminino?
novembro 2022
/
POR: admin-expodonto
/
Leitura: 6min

Preenchimento labial masculino é diferente do feminino?

O preenchimento labial masculino está em alta. Engana-se quem pensa que o procedimento é exclusivo para mulheres, afinal sentir-se bem com a aparência não tem a ver com gênero. 

Dentre as várias técnicas de Harmonização Orofacial, o preenchimento labial se destaca, pois o resultado é bastante perceptível, satisfatório e mexe diretamente em uma das partes do rosto mais carregadas de simbolismos e significados. A boca tem o poder de mexer com a nossa autoestima, não é mesmo?

Apesar de ser uma técnica muito cobiçada por mulheres, o preenchimento labial em homens vem tomando lugar nos consultórios, pois, como já foi dito, a autoestima é combustível para a melhora na qualidade de vida.

Quer entender as diferenças entre o procedimento realizado em mulheres e nos homens? Tem dúvidas sobre o preenchimento de forma geral? É só continuar a leitura do texto!

Vem!

Veja também: Botox para homens: como funciona o procedimento na pele masculina?

Preenchimento labial: um procedimento cobiçado

Difícil encontrar uma pessoa que não saiba do que se trata quando falamos em preenchimento labial. Os procedimentos estéticos vem sendo amplamente utilizados por pessoas de todas as idades que buscam uma melhora na aparência a partir de ajustes em determinadas características físicas. 

Não nos custa lembrar que o preenchimento labial é realizado com o ácido hialurônico e é um procedimento extremamente seguro. Se executado por um profissional especializado e em um local de confiança, a chance de dar errado é praticamente impossível. 

Mas por que o preenchimento labial é tão cobiçado? O que faz com que não só apenas mulheres busquem por ele?

A resposta é simples. O preenchimento labial oferece uma série de benefícios que vão além de dar simplesmente volume aos lábios, que é o que as pessoas mais conhecem a respeito do procedimento. 

Além de volume, o preenchimento hidrata e estimula a produção natural de colágeno, auxilia na sustentação da pele da boca, a sua simetria e até atenuando as rugas ao redor, o chamado “código de barras”. 

Um preenchimento labial bem feito é sinônimo de autoconfiança!

Preenchimento labial masculino: existe diferença em relação ao feminino?

O preenchimento labial masculino oferece as mesmas vantagens do que o procedimento realizado em mulheres, mas os objetivos que fazem com que cada um procure pela técnica costumam ser diferentes. 

Via de regra, as mulheres almejam uma boca mais volumosa, o famoso “efeito bocão”, já os homens buscam dar mais simetria ao contorno dos lábios para que fiquem mais harmoniosos com o rosto. Grande parte dos homens se queixam de terem lábios bastante finos e desproporcionais ao rosto, que também costuma ser mais quadrado que o das mulheres. 

Veja mais: harmonização facial de rosto redondo: conheça os melhores procedimentos.

Exatamente por causa disso é que a técnica e a quantidade de produto aplicada sofrem variações entre mulheres e homens.

Por isso, esqueça o mito do aspecto feminino, caso você seja um homem e está com receio de fazer preenchimento labial. Cada caso é um caso e uma boa avaliação com um profissional competente te deixará seguro em realizar o procedimento e satisfeito com o resultado. 

Quem faz preenchimento labial tem que fazer sempre?

Respondendo a essa pergunta do ponto de vista do resultado, sim! Os efeitos são tão incríveis que é difícil deixar de fazer. Mas é claro que você pode fazer uma vez e não querer de novo. E está tudo bem!

O procedimento tem um tempo de duração de 12 a 18 meses, acabando os efeitos você decide se retoca ou não. Inclusive não precisa ficar um tempo sem fazer, como muitas pessoas acreditam.

O que a gente precisa sempre considerar e refletir é sobre quando esse “fazer sempre” extrapola os limites até do que é considerado saudável. Hoje, a cobrança excessiva para se encaixar em um padrão de beleza tido como ideal pode levar muitas pessoas, principalmente as mais jovens, a extrapolarem a recomendação do profissional. 

O resultado são pacientes insatisfeitos e ainda mais inseguros em relação à autoimagem. Ou seja, exatamente o oposto do que o procedimento e o profissional se propõem a fazer. 

Arrependi e quero tirar: preenchimento labial é reversível?

O tópico anterior é especialmente importante para evitar o que vamos falar neste tópico: a reversão do preenchimento labial. Não que não seja seguro, se feito da forma correta, mas mais pela quebra de expectativas mesmo. 

Imagine só idealizar um procedimento que pode melhorar a sua autoestima e, no final, ficar insatisfeito? Ruim, né?

Mas o fato é que é sim possível reverter o preenchimento utilizando uma enzima chamada hialuronidase. Uma vez injetada, ela degrada o ácido hialurônico e a boca vai voltando ao seu aspecto natural. 

No entanto, há um lado negativo nisso. Dependendo de como essa substância for usada, além de destruir o produto injetado, também degrada o ácido hialurônico natural do organismo. 

Aqui no blog temos um artigo completo sobre a reversão do preenchimento labial.

 

Veja também: Botox é reversível?

Preenchimento labial masculino: quais os cuidados tomar

O preenchimento labial é um procedimento simples e rápido, além de indolor. Depois de realizá-lo, porém, alguns cuidados precisam ser tomados, seja homem ou mulher. 

Após o procedimento, os lábios tendem a ficar inchados e com pequenos hematomas, o que torna recomendado o uso de compressas de gelo. Mas não se preocupe, esse inchaço desaparece em cerca de 3 dias.

Além disso, é importante também evitar a exposição ao sol, principalmente se houver hematomas, o sol pode deixar a região manchada. Por isso, capriche no protetor solar. 

Atividade física também deve ser evitada nas 48h após a realização do procedimento. 

Mas, por não se tratar de uma cirurgia, o preenchimento não requer internação hospitalar, permitindo que o paciente seja capaz de retornar às suas atividades normais sem risco.

Veja também o nosso artigo com mais detalhes sobre os cuidados após o preenchimento labial.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Ortodontia, Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – Membro da Sociedade Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF).

Será um prazer atender você.