diminuir efeito do botox
novembro 2024
/
POR: admin-expodonto
/
Leitura: 7min

Você sabe o que diminui o efeito do botox?

O que diminui o efeito do botox? Via de regra, a ação da toxina botulínica, mais conhecida como botox, dura de 3 a 5 ou, no máximo, 6 meses. Isso, claro, dependendo de alguns fatores.

Passado esse tempo, voltam os indesejados pés de galinha e linhas de expressão e a solução é uma só: agendar uma nova aplicação.

Isso, talvez, não seja uma novidade para você, principalmente se você já faz uso do procedimento. 

Porém, o que algumas pessoas provavelmente não sabem é que existem, sim, alguns fatores e circunstâncias que diminuem o efeito do botox.

Portanto, se você quer saber como fazer o seu tratamento durar mais é importante evitar algumas situações. 

Vamos conhecê-las agora no decorrer deste artigo. Continue a leitura!

Antes de tudo, qual é o efeito do botox?

“Maravilhoso. Próximo tópico. Rs”

É brincadeira, mas é verdade. Vamos à explicação.

O botox tem um efeito suavizador na face. Ele age diretamente atenuando as rugas e marcas de expressão, além de também possuir efeito preventivo, ou seja, ele retarda o surgimento das rugas. 

Sendo assim, ele pode ser aplicado nas seguintes áreas:

  • Rugas da testa;
  • Rugas no canto dos olhos (pés de galinha);
  • Rugas da glabela (entre os olhos);
  • Rugas ao redor da boca (código de barras)

O mecanismo de ação do botox nestas áreas é paralisando o músculo responsável pela movimentação facial nestas regiões. Com o músculo “enfraquecido”, a fisionomia da face também se torna mais relaxada. 

O resultado é um rosto sem marcas, com a pele mais viçosa, mais jovial e saudável. 

Quanto tempo duram os efeitos do botox?

Os efeitos do botox, na melhor das hipóteses, podem durar até 6 meses. Podemos dizer que eles são regressivos, e vão sumindo naturalmente com o passar do tempo. 

Isso porque a toxina botulínica é absorvida pelo próprio organismo, daí, inclusive, o seu baixo risco. 

Funciona assim: o botox impede a atuação de neurotransmissor responsável pelas contrações musculares.

Quando o corpo percebe que não consegue mais mexer aquela região, ele reage e novos terminais nervosos começam a surgir onde foi injetado o botox para restabelecer o movimento.

É quando a toxina botulínica começa a ser incorporada e eliminada das células. 

Todo esse processo dura, então, de 3 a 6 meses, mas é possível reverter o botox antes mesmo de iniciado, que é quando, por erro ou arrependimento, o paciente precisa ou quer retirar a toxina. 

o que diminui efeito botox

Imagem: shutterstock.com

Veja também: quanto tempo dura a Harmonização Facial?

O que diminui o efeito do botox?

Existem algumas situações e circunstâncias que fazem o botox sair mais rápido, desde a técnica utilizada até as características de cada organismo. 

Por isso, é normal que o tratamento dure menos ou mais em cada pessoa e que, inclusive, a mesma pessoa possa constatar diferenças na durabilidade em cada aplicação.

Confira a seguir, o que diminui o efeito do botox: 

Resistência ao botox

A toxina é um agente externo e o organismo vai naturalmente combatê-la, principalmente se a dose usada ou a frequência de aplicações forem altas. 

Além disso, existem pessoas com a musculatura mais forte, o que, certamente, vai dificultar a ação da toxina, fazendo com que os seus efeitos diminuam mais rapidamente.

Exposição solar

Sem proteção e em excesso, a exposição ao sol pode diminuir o efeito do botox. Isso porque a substância é sensível ao calor, por isso o ideal é sempre passar protetor solar e evitar os horários mais quentes. 

Atividade física de alto impacto

As atividades físicas são extremamente relevantes para a saúde de qualquer pessoa, mas o que diminui o efeito do botox.

Nesse caso, é a expressão facial durante atividades de alta intensidade e força, como a musculação, por exemplo.

As caretas durante um treinamento de força contraem a musculatura e fazem o botox sair mais rápido. 

Entenda como a musculação diminui o efeito do botox.

Hábitos e agentes externos

Poluição, sujeira, consumo excessivo de álcool ou tabaco podem diminuir a ação do botox na pele porque prejudicam a saúde e a hidratação da pele. Por isso, a importância de manter bons hábitos e cuidados com a pele. 

Quantidade e qualidade do produto

Esses são também dois fatores que afetam a durabilidade da toxina na face.

Quanto mais quantidade injetada, maior a permanência dela no organismo, porém o resultado pode ser mais artificial, dando aquele aspecto de cara plastificada e sem movimento, 

Alguns profissionais diluem a substância e a deixa tão mais fraca a ponto de prejudicar a sua durabilidade, ou ainda utilizam produtos de baixa qualidade.

Fez preenchimento e não durou? Entenda o que pode ter acontecido. 

Deficiência de zinco no organismo

No seu mecanismo de atuação, cada molécula da toxina se associa a uma molécula de zinco para que a paralisação do músculo seja, de fato, eficaz.

Então, se uma pessoa tem quantidades inadequadas de zinco, a toxina terá um efeito significativamente diminuído.

diminui efeito do botox

Imagem: istockphoto.com

Medicamentos que diminuem o efeito do botox

Antes de fazer o seu procedimento de botox, converse com o seu cirurgião-dentista sobre possíveis medicamentos que esteja tomando, ou deverá tomar. 

Algumas medicações podem afetar a durabilidade do seu botox, é o caso dos relaxantes musculares, alguns antibióticos, anti-hipertensivos e antiinflamatórios, principalmente os corticóides. 

Logicamente, você não deve parar de tomar, caso haja prescrição médica. O ideal seria esperar o tratamento com o medicamento finalizar para, então, fazer o seu botox. 

Radiofrequência e laser diminui o efeito do botox

A radiofrequência é um tratamento estético que utiliza uma fonte de calor para estimular a pele a produzir novas fibras de colágeno. 

A toxina botulínica, como já foi dito, é sensível ao calor, portanto, realizar o tratamento com radiofrequência pode diminuir o efeito do botox, pois pode acelerar a absorção da substância. 

O que não fazer após a aplicação de botox

Você viu, no decorrer deste artigo, situações que podem fazer o seu botox sair mais rápido.

Mas além delas, existem algumas coisas que você deve evitar logo após a realização do procedimento para que o efeito final não seja comprometido.

Veja:

  • Não realizar limpeza de pele pelas próximas 48h;
  • Não massagear as regiões onde o produto foi aplicado;
  • Evitar o uso de cosméticos e maquiagem após a aplicação;
  • Não deitar ou abaixar a cabeça pelas 4 horas seguintes ao procedimento;
  • Deixar de fazer atividade física nas próximas 48h;

O botox é um dos procedimentos mais simples e procurados por homens e mulheres que querem melhorar a aparência das rugas e marcas de expressão. 

Entretanto, você viu que alguns cuidados básicos e recomendações são importantes para que o efeito do botox permaneça por mais tempo.

Sobretudo, aprendeu sobre o que diminui o efeito do botox e, claro, evitará que isso aconteça.

Porém, se ainda ficaram algumas dúvidas sobre a durabilidade da toxina ou sobre o procedimento em si, entre em contato agora mesmo e marque a sua avaliação. Juntos, encontraremos o melhor protocolo para você.

Eu sou o Dr. Fabricio Pessone, cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Oral e Harmonização Orofacial (HOF) – membro da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial (ABRAHOF). 

Clique no link para agendar uma consulta. Será um prazer atender você.